• Blog da Hope

Passo a Passo para criar a sua Campanha de Crowdfunding na Hopefundr

Se você tem uma ideia de empreendedorismo social, causa ou projeto social, você encontrou a plataforma de financiamento coletivo certa! O processo de criar uma campanha de crowdfunding na Hopefundr é muito rápido e simples. Você mesmo pode entrar no site com a sua causa ou projeto e começar a arrecadar fundos!


Ainda, você conta com o apoio da nossa equipe de curadoria durante o processo!

  • Importante: Possuímos selo de site seguro, assim seus contribuidores podem doar sem medo de ser feliz!

Antes de criar sua campanha é necessário que se cadastre no site. Preencha os campos ilustrados abaixo com seu nome completo, e-mail e senha. Lembre-se de colocar um e-mail válido pois através dele você receberá informações importantes, além de ser seu meio de contato com a equipe da Hopefundr.

Agora que você já tem uma conta na Hopefundr, pode começar a criar sua campanha! Separamos algumas dicas para te auxiliar em todas as etapas do processo:


Título da campanha: o título deve ser bem objetivo. Deve incluir o nome do seu projeto e algum elemento que dê indícios do que se trata sua campanha.


Exemplo: “Projeto – Amigos da Amazônia”.


Assim, quem entrar no site procurando especificamente sua campanha, poderá achá-la pelo título “Amigos da Amazônia”. E melhor, se um amante da preservação do meio ambiente estiver procurando por campanhas novas referentes ao assunto, poderá achá-la.


Categoria da campanha: escolha a categoria em qual sua campanha se adequa melhor. Isso facilitará mais ainda o processo de aprovação da Curadoria em saber do que se trata a campanha, e claro, o entendimento dos doadores.


Como escolher entre Campanha Flexível ou Tudo ou nada: pense no seu projeto. Você só poderá realiza-lo se conseguir todo o dinheiro que está pedindo? Se sim, sua campanha deve ser Tudo ou Nada. Se você consegue viabilizar seu projeto com menos do que o valor da sua meta, então sua campanha é flexível.


Lembrando que a Hopefundr é a única plataforma que não possui taxas. O que você conseguir arrecadar é repassado 100% para a causa.


Imagem: a imagem da sua campanha deve representar seu projeto, ilustrar o produto ou serviço que você quer viabilizar. As fotos pessoais são mais efetivas e passam maior credibilidade, mesmo sendo uma foto amadora. Os potenciais contribuidores querem ver sua cara, quem você é, o que você faz.


Descrição curta da campanha: escolha um parágrafo que descreva de forma sucinta e clara o que significa sua campanha! Essa descrição ficará exposta no box de sua campanha.

Descrição completa da campanha: Aqui é o lugar em que você deve explicar seu projeto, porque ele é relevante, porque você precisa arrecadar fundos agora e não ano que vem, porque as pessoas devem contribuir, o que você vai fazer com o dinheiro delas e o que elas vão ganhar em troca!

  • O que deve conter basicamente: O que é o Projeto? – O que fazem? – O que Necessitam? – Qual o Benefício para a sociedade? – Contatos em Geral (Ex: Redes Sociais / Site / E-mail).

Meta: qualquer fonte de recursos exige esforço e dedicação. Ninguém vai ficar rico com crowdfunding e esse não é o objetivo de criar uma campanha. Portanto, defina sua meta como sendo o mínimo necessário para realizar o seu projeto.


Além disso, pense que você deve ter uma base de contatos que sustente essa meta. Quanto maior a meta, maior deve ser o número de pessoas engajadas na campanha. Se achar necessário, exponha seu orçamento. Explique para os contribuidores porque você precisa desse dinheiro, como será utilizado cada centavo.


Duração da campanha: Sua campanha de financiamento coletivo pode durar de 1 a 60 dias ou pode ser recorrente. Se você precisa do dinheiro com urgência, deve considerar um prazo que caiba no seu cronograma.


Recompensas: as recompensas são opcionais, mas se for incluir pense no que seu público gostaria de receber em troca da contribuição. Fotos são importantes pois conseguem tangibilizar o produto se ele for físico.


Lembre-se que as recompensas têm prazo de entrega e limite de quantidades (a não ser que seja uma recompensa online, como um e-mail de agradecimento).


Agora, você sabe como criar a sua causa em nossa plataforma! O nosso time do bem te espera!


Para o alvo e avante!

20 views