• Blog da Hope

PROJETO MALTRAPILHO: UM CONVITE A EMPATIA SOCIAL.

Fundado em 2015 por João Valvassori, o Projeto Maltrapilho iniciou-se indo às ruas distribuir quentinhas a quem tinha fome, o programa rapidamente teve seu trabalho transformado ao perceber que, mais do que comida, as pessoas sem lar ansiavam por atenção.


“A imagem que me traduziam de moradores de rua eram de pessoas indolentes e envolvidas com droga e álcool. Mas hoje em dia, vivendo mais próximo, vejo que não é a realidade da história. Cada um tem a sua”, afirma Jennifer, voluntária do projeto.

2019 - Vila Velha-ES - Projeto Maltrapilho

Hoje, o Projeto trabalha para promover o bem-estar e a cidadania da população em situação de rua com assistência, informação e estímulo por meio dos residentes dos bairros ao seu entorno, além de cooperar para o desenvolvimento comunitário em bairros carentes.

Além, de treinar voluntários a liderarem atividades semanais com a população em situação de rua, todos os domingos pela manhã, debaixo da Terceira Ponte em Vila Velha-ES, o projeto leva dinâmicas diferentes envolvendo café da manhã, oração, informações sobre saúde, arte e cultura para a população em situação de rua. Nas terças, atendem profissionais do sexo com orientações e informações sobre saúde e afins. Também fazem conexões com serviços sociais como centros de reabilitação, família e outros.

“Ter o privilégio de fazer este trabalho, é celebrar as pequenas conquistas – é, por muitas vezes, poder regozijar pela oportunidade de encontrar uma pessoa mais um dia viva... é ouvir: "Pastor, estou a três dias sem usar drogas"! E celebrar isso como se fossem três meses, três anos. É um trabalho árduo que requer dedicação e muito esforço, mas não tem preço que pague ver a recuperação dessas pessoas que tanto sofrem, que são vistas com desprezo e marginalizadas pela maior parte da sociedade”, disse João, pastor e fundador do projeto.

Perguntado sobre o grupo de pessoas que o apoiam, João salientou: “Existem dois tipos de pessoas que chegam até o projeto. As que entendem que o problema da população de rua é conjuntural e se sensibilizam; e as que não se dão conta, mas têm interesse no assunto e que, depois que conhecerem o projeto, se prontificam a ajudar. Isso nos faz querer prosseguir e debater esse tema com todos”.

O projeto Maltrapilho iniciou uma campanha na Hopefundr para arrecadar recursos para a base em Jd Botânico em Cariacica no Espirito Santo. No centro comunitário em Jardim Botânico serão desenvolvidos os seguintes trabalhos: prestação de assistência social a população carente, atendendo de crianças aos pais. Desenvolverão trabalhos de Reforço Escolar e Cursos Profissionalizantes (Gestão Empresarial; Empreendedorismo; Design de Sobrancelhas; Maquiagem; Depilação). O intuito é desenvolver a comunidade para que eles possam fomentar a economia local e assim, construir juntos uma comunidade mais próspera e sustentável.

Gigante é o poder desta rede. Foram muitos os beneficiados por este projeto. Desde de 2015, conseguiram impactar várias pessoas em situação de rua e, com a sua ajuda, continuarão expandindo! Doe para esta causa! Clique aqui!

6 views